Compliance, Governança e Risco

O curso apresenta uma visão ampla e profunda do tema, com enfoque prático, adequada à demanda de estudantes e profissionais que desejam atuar nessa área. O objetivo principal é fornecer subsídios técnicos e práticos para profissionais que atuem no mercado ou que tenham o objetivo de iniciar uma nova carreira em Compliance, estudando a implantação do programa de Compliance e Integridade, agregando valor ao seu conhecimento e à sua carreira profissional. Tais conhecimentos serão construídos a partir da compreensão do significado do Compliance, aprendendo a utilizar os mecanismos de integridade, de acordo com o sistema de prevenção, detecção e resposta, e de melhoria contínua na gestão empresarial de combate à corrupção nos contextos e interfaces do negócio. As competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso capacitarão ao aluno com uma certificação, com condições e habilidades suficientes para orientação e implementação de programas de Compliance, de combate à corrupção, de integridade e ética dentro de equipes de GRC, multidisciplinares, empresas, escritórios ou organizações.

Curso ministrado por José Oswaldo Guimarães: Diretor do IBDEE - Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial; Presidente da Comissão de Compliance do IBDEE na FBD. LEC - Legal Ethics ComplianceCompliance Officer (2015), e C.O. - Compliance Financeiro (2017); CT - Compliance Total- Compliance Officer (2016); Auditor - Academia Tecnológica de Sistemas de Gestão - ATSG– ISO 19600-2014; ISSO 37001-2016, Certificação - Auditores Líderes (2017); RINA Academy. Advogado. Consultor de Compliance da  JG Compliance Group. Consultor de Compliance das Associações Irma Dulce.

 

Conteudo Programático

1. Aspectos da Legislação Anticorrupção: Histórico do Compliance. O que é Compliance. Legislação em Compliance - Lei Anticorrupção brasileira e o Decreto 8.420/2014. Normas internacionais de prevenção à corrupção: Convenções Internacionais, OCDE, FCPA, UKBA. 2. Aspectos da Governança: Governança, Risco e Compliance (GRC). Ética Corporativa. Governança corporativa. Apoio da Alta Administração. Identificação e gestão dos Riscos de Compliance. 3. O Programa de Compliance: Estruturação, Implantação do Programa - Contexto Corporativo. Os três  Pilares do Sistema–Prevenção, Detecção e Resposta. Código de Conduta. Conflito de interesse. Lavagem de dinheiro - Aspectos de Prevenção à lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo (PLD/FT). Fraudes - Prevenção a fraudes corporativas. Pagamento de facilitação. Presentes, hospitalidades, doações e patrocínios. Antitruste. Parceiros comerciais. Compliance em Compras. Due diligence de Compliance em terceiros e operações de fusão e aquisição (M&A). Relacionamento com agentes públicos. Aspectos Penais do Compliance e a responsabilidade das pessoas físicas. Pagamentos de risco. 4. Comunicação e Treinamento. Compliance trabalhista e gestão de recursos humanos. 5. Canal de denúncia - Confidencialidade e retaliação. Investigações internas – Whistleblowing. Auditoria e controles internos: aspectos contábeis. Comitê de ética e medidas disciplinares. Aderência e padrões de Compliance (LF 13.303, ISO 37001, ISO 19600, Pró-ética). 6. Conclusões e Avaliação.

Investimento

3xR$ 210,00

R$ 630,00
Inscreva-se
Baiana te liga!

Observações importantes