Egressos

A política de egressos da Faculdade Baiana de Direito parte da disposição contida em seu Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, notadamente voltada para o acompanhamento e formação continuada dos(as) seus/suas egressos(as). No que se refere à noção de acompanhamento, a IES entende que não deve se restringir apenas ao monitoramento das atividades profissionais desenvolvidas após a conclusão do curso de graduação e/ou o levantamento de dados estatísticos sobre taxa de ocupação. É certo que tais dados são importantes para que se tenha uma dimensão dos resultados práticos de seus cursos, em especial no que se refere ao seu grau de intervenção na sociedade, mas há a compreensão de que é preciso e possível avançar em termos de acompanhamento. Sendo assim, considerando o propósito manifesto de ir além na relação com o egresso, as diretrizes que norteiam as suas ações são as seguintes:

I – Acompanhamento da atuação no mercado;

II – incentivo à formação continuada;

III – valorização e estímulo da atuação do egresso;

IV – aproximação entre IES e seu egresso.

AÇÕES

- Cadastro informatizado dos egressos e acompanhamento das suas atividades profissionais, em especial por meio do contato direto, mas também por levantamentos estatísticos e pela elaboração de relatórios descritivos e analíticos periódicos.

- Indicação de vagas no mercado de trabalho, editais de concursos públicos para carreiras jurídicas e afins, bem como para seleções de pós-graduação stricto sensu.

- Desconto especial nos cursos de pós-graduação lato sensu ofertados pela Faculdade.

- Prioridade de contratação para o corpo jurídico do NPJ.

- Participação em eventos e atividades da Faculdade

“É um imenso orgulho ter sido aluno da Faculdade Baiana de Direito, uma instituição de ensino que é exclusiva para o Direito, mas que sabe que o conhecimento não se restringe ao universo jurídico. Por ser uma grande incentivadora da participação dos alunos em atividades extracurriculares, a Baiana me possibilitou ampliar os horizontes daquilo que é visto em sala de aula. Durante o curso, participei da Alfa Consultoria Júnior e de uma Moot Court Competition, o que me fez aprender novas habilidades e também buscar entender outras demandas da sociedade e do universo jurídico. Essas escolhas foram determinantes para o meu início de carreira e autoconhecimento. Acredito que essa relação próxima com os alunos é um dos diferenciais da Faculdade, que tenho certeza que continuará tendo sucesso na formação de novos juristas.”

- Diogo Dias

"Na qualidade de ex aluna da graduação, de duas pós-graduações, ex advogada do NPJ e advogada atuante no judiciário baiano, posso afirmar sem qualquer medo: podem confiar na Baiana. É, sem dúvidas, o núcleo de ensino jurídico mais apto a preparar o estudante para o mercado profissional. Aliando a teoria e a prática, o egresso está preparado para todos os desafios; seja a prova da OAB, a aprovação em um concurso público ou a prática da advocacia cotidiana"

- Alice Menezes Dantas

"A Faculdade Baiana de Direito e Gestão tem muitos diferenciais, entre eles a preocupação com a formação de profissionais que vão além da técnica jurídica. Desde os primeiros semestres os alunos são conduzidos a pensar o Direito de forma crítica, sendo esta a base sobre a qual se desenvolve o curso. Outro diferencial é a pluralidade de portas oferecida para a formação extracurricular, fundamental para uma carreira jurídica consistente. Durante a minha experiência, participei de competições de cortes simuladas, representando a instituição em diversas regiões do país, apresentei palestras em colégios da rede estadual e Fórum de Teses promovido pela instituição, realizei monitorias, escrevi e publiquei artigo científico em obra coletiva, integrei uma sociedade de debates e tive contato com diversas situações que promovem o debate e o pensamento crítico. Estas oportunidades apresentadas pela instituição foram imprescindíveis para a advocacia que exerço hoje.Muito do que sou profissional e humanamente deve ser atribuído à minha experiência na instituição, às inúmeras oportunidades que me foram concedidas por esta e aos grandes amigos que fiz ao longo dessa jornada."

- Gabrielly de Souza