A gestão ambiental, há tempos, vem ganhando um espaço crescente no meio empresarial. No entanto, o desenvolvimento da consciência ecológica pode (e deve) também envolver o setor da educação, a exemplo das Instituições de Ensino Superior (IES), sobretudo com o intuito de implementar plenamente os princípios da Política Nacional de Educação Ambiental (lei federal nº 9.795/97). A Faculdade Baiana de Direito não duvida do papel de destaque que as IES têm no processo de desenvolvimento tecnológico e na preparação de estudantes também para construir uma sociedade sustentável e justa.
Para que isso aconteça, a Faculdade Baiana de Direito incorpora paulatinamente práticas de sustentabilidade, seja para iniciar um processo de conscientização em todos os seus níveis – atingindo professores, funcionários e alunos – seja para tomar decisões fundamentais sobre planejamento, treinamento, operações ou atividades comuns em suas áreas físicas.
A Faculdade Baiana de Direito se propõe a desenvolver suas atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão orientadas por uma Política Ambiental clara e objetiva, adequada à realidade da cidade de Salvador. A princípio as ações de gestão ambiental da Faculdade giram em torno dos seguintes eixos temáticos:
- Gestão de Resíduos;
- Instalações Sustentáveis;
- Segurança no Meio Ambiente do Trabalho;
- Educação e Comunicação Ambiental.