fbpx

Programa Baiana Sustentável da Faculdade Baiana de Direito e Gestão

A gestão ambiental, há tempos, vem ganhando um espaço crescente no meio empresarial. No entanto, o desenvolvimento da consciência ecológica pode (e deve) também envolver o setor da educação, a exemplo das Instituições de Ensino Superior (IES), sobretudo com o intuito de implementar plenamente os princípios da Política Nacional de Educação Ambiental (lei federal nº 9.795/97). A Faculdade Baiana de Direito não duvida do papel de destaque que as IES têm no processo de desenvolvimento tecnológico e na preparação de estudantes também para construir uma sociedade sustentável e justa.

Para que isso aconteça, a Faculdade Baiana de Direito incorpora paulatinamente práticas de sustentabilidade, seja para iniciar um processo de conscientização em todos os seus níveis – atingindo professores, funcionários e alunos – seja para tomar decisões fundamentais sobre planejamento, treinamento, operações ou atividades comuns em suas áreas físicas.

A Faculdade Baiana de Direito se propõe a desenvolver suas atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão orientadas por uma Política Ambiental clara e objetiva, adequada à realidade da cidade de Salvador. A princípio as ações de gestão ambiental da Faculdade giram em torno dos seguintes eixos temáticos:

  1. Gestão de Resíduos;
  2. Instalações Sustentáveis;
  3. Segurança no Meio Ambiente do Trabalho;
  4. Educação e Comunicação Ambiental.

Ações em destaque

Faculdade Baiana de Direito e Gestão

Atenta aos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/10) a Faculdade Baiana de Direito possui um programa de reciclagem visando a boa gestão dos resíduos. O art. 6º, inc. VIII daquela lei põe como princípio de boa gestão dos resíduos “o reconhecimento do resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania”.Com base nisso, a Faculdade dispõe de lixeiras adaptadas espalhadas ao longo do espaço físico da instituição, a fim de servir de contentores na Coleta Seletiva de materiais recicláveis produzidos nas áreas comuns (especificamente: plástico, vidro, papel e alumínio). A valorização desses resíduos fica a cargo de empresas terceirizadas e ONG’s que firmaram parcerias com a instituição para recolha dos resíduos. Além disso, todo o resíduo de papel que é gerado pela secretaria e administração da Faculdade é destinado à reciclagem utilizando-se das mesmas parcerias firmadas.Assim, a Faculdade auxilia na conscientização dos seus alunos e empregados de que o resíduo deve ser vislumbrado como um bem econômico capaz de gerar trabalho e renda, e conferir dignidade a todos aqueles que, de alguma maneira, participam da sua gestão e recolha.

Faculdade Baiana de Direito e Gestão

É um fato notório que a cidade de Salvador vive um momento de grave crise de mobilidade urbana. A solução para essa crise não será a curto prazo e exige mudanças de posturas não só do Poder Público, mas de todos aqueles que mantém relação com a cidade. Com o intuito de oferecer novas possibilidade de mobilidade urbana aos seus alunos e empregados, a Faculdade Baiana de Direito dispõe de um paraciclo (bicicletário). O espaço serve de estímulo para que os seus utentes tenham a certeza de que haverá um local na instituição específico para guardar suas bicicletas em segurança, se desejarem. Adicionalmente, é importante ressaltar que a Baiana dispõe de uma política personalizada para os seus empregados que incentiva a aquisição de bicicletas. A instituição acredita, assim, que está contribuindo com as diretrizes gerais da Lei Federal nº 10.257/01 (Estatuto das Cidades), sobretudo no que toca a construção de cidades sustentáveis que favoreçam a mobilidade urbana.

Faculdade Baiana de Direito e Gestão

A Faculdade, em respeito Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, previsto na Norma Regulamentadora NR 07 do Ministério do Trabalho, procura minimizar ao máximo os riscos associados ao Meio Ambiente do Trabalho. Em especial, dispõe de sistema de sonorização e microfones em todas as salas de aula da Faculdade. Trata-se de medida que tem com público-alvo os professores da instituição e visa reduzir os riscos de acidente de trabalhos pelo constante uso da voz.

Faculdade Baiana de Direito e Gestão

Com o objetivo de reduzir o desperdício de água na sua estrutura física, a Faculdade Baiana de Direito tem efetuado reformas nos seus sanitários, a fim de adaptar os interruptores das caixas descargas e das torneiras dos lavatórios.


CONHEÇA MAIS SOBRE A BAIANA DE DIREITO E GESTÃO E SOBRE OS PROFESSORES