Os projetos de Extensão da Faculdade Baiana de Direito tem como objetivo enriquecer o conhecimento sobre determinados temas, aprimorar as habilidades em um campo de estudo ou atividade prática e também fazer com que o aluno adquira aptidões que possam se tornar diferenciais em seu currículo.
Apresentação
A extensão universitária, nos termos da Resolução CNE/MEC nº. 7/2018, é o processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
As atividades de extensão, portanto, são intrinsecamente interdisciplinares e devem estar integradas permanentemente às atividades de ensino e pesquisa/iniciação científica, de forma a propiciar uma formação mais completa aos nossos discentes, bem como uma atuação institucional mais propositiva e transformadora em relação à comunidade local e regional.
A partir do ano de 2023 a extensão passa a integrar a matriz curricular da Faculdade Baiana de Direito como componente autônomo e obrigatório para os/as estudantes ingressantes.
Direito na Escola
O projeto Direito na Escola, voltado à disseminação de conteúdos relacionados à cidadania e direitos humanos para o público escolar de 10 a 14 anos. O projeto pretende conferir aos alunos da graduação em Direito a vivência em realidades diversas, utilizando-se do seu conhecimento social, cultural e jurídico, construído nas aulas regulares do curso de Direito e na fase de capacitação, para fomentar o desenvolvimento da consciência individual e coletiva em indivíduos e comunidades menos favorecidos, motivo pelo qual são selecionadas escolas públicas para a atividade. Para os estudantes do ensino fundamental e médio, o Projeto tem como objetivos: criar aproximação com o ambiente universitário; o desenvolvimento do raciocínio crítico a partir da educação para os direitos e deveres fundamentais; formação de agentes multiplicadores de longo prazo no seio da comunidade.