ALUNOS DA FACULDADE BAIANA DE DIREITO VISITAM COLÉGIO PÚBLICO PARA AÇÃO SOCIOEDUCACIONAL
Integrantes do Projeto Direito na Escola, da Faculdade Baiana de Direito e Gestão, no Colégio Estadual Marquês de Maricá. (Foto: Marina Pontes – Faculdade Baiana de Direito e Gestão)
Nesta terça-feira (4), alguns alunos e docentes da Faculdade Baiana de Direito e Gestão visitaram o Colégio Estadual Marquês de Maricá para uma apresentação educativa sobre “Direitos Eleitorais”. A exposição foi a primeira de uma série de apresentações do Projeto Direito na Escola, projeto de extensão da Baiana de Direito.
O projeto é coordenado desde 2013 pela Profa. Cláudia Albagli e já teve até artigo publicado na revista científica da Universidade Autônoma do México (UNAM), uma das universidades de maior prestígio do México.
Cláudia Albagli explica que o projeto é muito importante para a formação acadêmica dos discentes da Baiana, assim como para a formação cidadã dos estudantes da rede pública.
“O projeto contribui para o processo formativo do aluno, conduzindo-o ao contato com a sociedade, desenvolvendo habilidades emocionais e técnicas que não são aprendidas na sala de aula. Além, claro, do principal propósito da atividade que é colaborar com a formação cidadã de jovens da rede pública”, disse a coordenadora.
Além da temática apresentada nesta terça-feira, o projeto retornará ao Colégio no dia 11 de outubro para uma apresentação sobre “Violências Contra as Mulheres” e no dia 18 de outubro para debater sobre “Direito à Imagem e ao Nome”.
PROJETO DIREITO NA ESCOLA
Um dos objetivos do Direito na Escola é a disseminação de conteúdos relacionados à Cidadania e Direitos Humanos para o público escolar de 10 a 14 anos. Além disso, a partir do projeto, os estudantes da Baiana vivenciam realidades diversas, utilizando do conhecimento social, cultural e jurídico para fomentar o desenvolvimento da consciência individual e coletiva em indivíduos e comunidades menos favorecidas.
Integrantes do Projeto Direito na Escola, da Faculdade Baiana de Direito e Gestão, no Colégio Estadual Marquês de Maricá. (Foto: Marina Pontes – Faculdade Baiana de Direito e Gestão)
A primeira etapa do projeto é desenvolvida dentro da faculdade, onde os alunos são divididos em grupos e decidem as temáticas que irão trabalhar. Após a apresentação didática ser preparada e aprovada pela coordenadora do projeto, os alunos visitam as escolas para exposição do material aos jovens estudantes do ensino fundamental e médio das redes públicas.
Gabriel Mazzafera, estudante da graduação e participante ativo do Direito na Escola, alega que foi uma experiência mágica o processo da construção do projeto para esse semestre. “A interação que tive com meu grupo e entender o que cada um pensava sobre o tema foi algo muito legal. Me acrescentou muita coisa”, disse o estudante do segundo semestre.
Seu grupo visitou o colégio nesta terça-feira para a apresentação sobre Direito Eleitoral e o estudante não poderia estar mais contente com o resultado.
“Foi uma experiência muito enriquecedora e única. Saber que tem tanta gente empenhada, disposta e interessada em nos ouvir falar sobre o tema foi muito gratificante. Foi uma experiência muito proveitosa para minha graduação”, relatou Gabriel.
O Projeto Direito na Escola abre vagas uma vez por ano, os alunos que desejam fazer parte da equipe precisam ficar atentos à abertura do edital. O projeto aceita alunos de todos os semestres.