PROJETO DIREITO NA ESCOLA 22.2 FAZ ÚLTIMA VISITA AO COLÉGIO ESTADUAL MARQUÊS DE MARICÁ PARA APRESENTAÇÃO SOCIOEDUCACIONAL
Integrantes do Projeto Direito na Escola visitam o Colégio Estadual Marquês de Maricá para apresentação sobre “Direito ao Nome e Imagem”.
(Foto: Luan Jave – Faculdade Baiana de Direito e Gestão)
Nesta terça-feira (25), o Projeto Direito na Escola, um dos projetos de extensão da Faculdade Baiana de Direito e Gestão, visitou o Colégio Estadual Marquês de Maricá para uma exposição socioeducacional sobre “Direito ao Nome e Imagem”. A exposição foi a terceira e última de uma série de apresentações do Projeto no Colégio.
Durante a exposição, o grupo trouxe uma apresentação rica e didática contendo exemplos atuais da cultura popular, como a animação “Bee Movie” e a telenovela “Travessia”. As alunas também abordaram tópicos importantes, como a Lei Carolina Dieckmann e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), além de falar sobre a importância da proteção de dados pessoais na era digital.
Beatriz Tourinho, integrante do grupo sobre “Direito ao Nome e Imagem”, alega a importância do seu tema para o contexto atual, onde muitos jovens e adultos estão imersos nas redes sociais.
“Nós gostaríamos de estar conscientizando eles (alunos da rede pública) sobre os danos que a utilização indevida da imagem e do nome (de uma pessoa) podem trazer”, disse a jovem.
Beatriz afirma que muitas vezes atitudes que são consideradas banais, como a utilização da imagem de um colega de classe como uma figurinha nas redes sociais, pode trazer sérias consequências jurídicas e psicológicas.
A aluna também reitera a importância de um projeto acadêmico desse porte para sua formação profissional, afirmando que a vivência no grupo a fez aprender mais sobre a sociedade e a matéria jurídica através de debates e exposições orais.
Atrelado a isso, Beatriz conclui alegando que o Direito na Escola permite levar à uma parcela da população conteúdo jurídico de forma divertida e didática; dando aos alunos, tanto da faculdade quanto da rede pública, uma oportunidade de troca incrível.
Beatriz Tourinho durante a apresentação sobre “Direito ao Nome e Imagem”.
(Foto: Luan Jave – Faculdade Baiana de Direito e Gestão)
Gabriela Ivo Colani complementa o depoimento da colega, relatando que ficou muito grata por compartilhar seus conhecimentos com os jovens da rede pública. “Estou muito feliz de poder estar levando esse tipo de informação para vários jovens que provavelmente nem ouviram falar do Direito à imagem e ao nome”, disse a estudante do segundo semestre.
A estudante da Baiana ainda deixou um convite para os colegas de faculdade, certificando que indica o Projeto Direito na Escola para todos os estudantes que tiverem interesse.
Gabriela Ivo Colani durante a apresentação sobre “Direito ao Nome e Imagem”.
(Foto: Luan Jave – Faculdade Baiana de Direito e Gestão)
Além da exposição de hoje, o Projeto já visitou o colégio outras duas vezes para as apresentações sobre “Direito Eleitoral” e “Violência Contra a Mulher”. O Projeto Direito na Escola abre vagas uma vez por ano, aceitando alunos de todos os semestres. Os alunos que desejam fazer parte da equipe precisam ficar atentos à abertura do edital.