BAIANA DE DIREITO REALIZA EVENTO INÉDITO SOBRE DIREITO DESPORTIVO
A Faculdade Baiana de Direito e Gestão em parceria com o Instituto de Direito Desportivo da Bahia realizou nesta quarta-feira (24) uma super programação para os alunos da instituição que uniu Direito e esporte, duas paixões da nossa comunidade.
A programação incluiu uma visita guiada aos centros de treinamento (CT) do Esporte Clube Bahia e do SSA FC, além de uma mentoria de mais de 3 horas sobre Advocacia Desportiva com grandes especialistas da área, como: Milton Jordão (BA), Juliana Camões (BA), Cristiano Possídio (BA), Maurício Corrêa da Veiga (BSB – PORTUGAL), Leonardo Andreotti (SP) e Luciano Pinheiro (BSB).
Foram mais de 70 alunos inscritos no evento, que proporcionou um dia repleto de aprendizagem e troca de experiências. A programação iniciou com a visita guiada aos CTs, viabilizando uma maior imersão aos estudantes na rotina do advogado desportivo.
Gabriela Almeida, estudante do segundo semestre da Faculdade Baiana de Direito, afirmou que a visita foi extremamente relevante já que normalmente “as pessoas não possuem uma dimensão de que, de fato, em qualquer âmbito da nossa vida, o Direito venha estar tão presente, um exemplo disso é justamente no esporte”.
Visita ao Centro de Treinamento do Esporte Clube Bahia.
Após uma manhã inteira visitando os CTs, os estudantes retornaram para a sede da Faculdade Baiana de Direito e Gestão para uma mentoria com profissionais da área.
Milton Jordão foi um dos mentores do evento e já atua na área desde 2002. Ele já foi Procurador do STJD do Futebol, Presidente do STJD do Judô, Árbitro da Câmara Nacional de Resolução de Disputas da CBF e Professor em curso de Pós-graduação de Direito Desportivo.
Milton, assim como os outros mentores, compartilhou com os alunos sua trajetória na área, assim como algumas perspectivas da jornada dentro do Direito Desportivo, além de apresentar alternativas disponíveis aos jovens que desejam atuar nesse mercado. De acordo com o mentor, o evento foi muito importante para que os estudantes tivessem contato com importantes referências profissionais, proporcionando uma maior proximidade, esclarecimento de dúvidas e troca de experiências entre as partes.
“Quando o acadêmico caminha durante a estadia dele na faculdade, essas referências de profissionais, e de como esses profissionais alcançaram êxito ou realização em determinados campos do Direito, motiva o estudante. Isso faz com que ele possa buscar se entrosar nessa jornada”, o mentor afirmou.
Momento da Mentoria sobre Advocacia Desportiva no auditório da Faculdade Baiana de Direito.
Rodrigo Dórea, aluno do sexto semestre da Baiana, afirmou que a mentoria foi espetacular. Segundo o discente, os mentores apresentaram de forma didática o real exercício do operador do Direito na prática jurídica desportiva, “deixando um gostinho de ‘quero mais’ aos que estavam assistindo”, segundo ele.
O impacto da mentoria foi tamanho para o estudante que o mesmo passou a cogitar atuar na área.
“Antes do evento, nunca cogitei seguir carreira nessa área. Após o evento, percebi que tenho grande aderência, não só por gostar de esportes, mas porque a mentoria clareou como funciona o trabalho da advocacia nesse ramo, o que me deixou entusiasmado!”, revelou o aluno.
Dórea ainda reforçou que, como aluno, é essencial a participação dos discentes em eventos extracurriculares. “Podemos esticar o nosso conhecimento sobre as demasiadas áreas do Direito, assim como a possibilidade de criar um ótimo networking na área não só jurídica, mas também empreendedora, artística, magistral, tornando exponencial as oportunidades presentes nesses eventos”, afirmou o estudante.