ALUNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DIGITAL REALIZARAM EVENTO PARA DEBATER SOBRE AS TRANSFORMAÇÃO DO DIREITO
Prof. Diogo Guanabara, coordenador da pós-graduação em Direito Digital, e o aluno mediador Társis Evangelista Rocha.
(Foto: Lalesca Weinz – Faculdade Baiana de Direito e Gestão)
Os alunos da pós-graduação em Direito Digital, da Faculdade Baiana de Direito e Gestão, realizaram nesta quinta-feira (2), no auditório da faculdade, o evento “Web 3.0 e Transformação do Direito – Desafios Jurídicos dos Criptoativos e Metaverso”.
O evento teve como propósito trazer discussões atuais e relevantes acerca do impacto que o desenvolvimento tecnológico trouxe para a sociedade, tendo como foco os desafios jurídicos dos criptoativos e metaverso. Ao todo, os estudantes organizaram 3 painéis de palestras e o valor cobrado pelo evento foi convertido em doação para os índios Yanomamis.
No primeiro painel de palestras, o delegado Jorge Figueiredo Junior e o Dr. Fernando Cezar Nunes Brizola debateram, separadamente, sobre dois temas importantes da seara dos Cybercrimes: “O Uso da Tecnologia no Enfrentamento e Combate à Criminalidade e os Seus Desafios na Tutela dos Direitos dos Usuários na Web 3.0”.
No segundo painel, foi a vez dos Doutores Clelton Fellipe Santana Alcântara e Jorge Luiz de Barros Filho abordarem sobre a advocacia 4.0 com o tema: “Criptomoedas e Blockchain: Como se adequar a essa nova realidade”.
Por fim, o evento encerrou-se com um debate riquíssimo sobre privacidade e proteção de dados. A Dra. Fabiani Borges debateu sobre “Melhores práticas no gerenciamento de dados pessoais em blockchain” e o Dr. Diogo Gabriel Fernandes Lima trouxe excelentes cases sobre a “Adequação a LGPD nas empresas como mecanismo de repressão ao estelionato e outras fraudes.”
SOBRE A PÓS EM DIREITO DIGITAL
A proposta do evento consistiu no compartilhamento de conhecimentos obtidos nas Trilhas de Ensino, propostas na pós-graduação em Direito Digital. No início dessa especialização é analisada todas as habilidades e competências mais desejadas pelo mercado de trabalho. A partir disso, são desenvolvidas três trilhas de formação profissional para os alunos. São elas:
- Cyber Security;
- Advocacia 4.0;
- Privacidade e Proteção de Dados.
Os estudantes escolhem as duas trilhas que mais foram compatíveis com suas respectivas trajetórias e se prepararam para apresentar o projeto final, através de 3 painéis de palestras. Aline Behrens, uma das estudantes que organizou o evento, contou que participar dele foi algo inovador.
“Além de proporcionar ao aluno da pós em Direito Digital uma experiência única e fora do esperado, também permitiu que os alunos pudessem ter uma visão geral de planejamento, organização e coordenação. Tudo isso sem contar o networking e conhecimento adquirido no dia do evento”, disse Aline.
Achou interessante e quer fazer parte de um projeto como este? As matrículas da pós-graduação em Direito Digital continuam abertas! Saiba mais, clicando abaixo: