fbpx

Projeto Direito na Escola | Segunda Visita

19/10/2022

PROJETO DIREITO NA ESCOLA VISITA COLÉGIO PÚBLICO PARA SEGUNDA APRESENTAÇÃO SOCIOEDUCACIONAL

Integrantes do Projeto Direito na Escola visitam o Colégio Estadual Marquês de Maricá para apresentação sobre “Violência Contra a Mulher”.
(Foto: Luan Jave – Faculdade Baiana de Direito e Gestão)

Nesta terça-feira (18), um grupo de integrantes do Projeto Direito na Escola, um dos projetos de extensão da Faculdade Baiana de Direito e Gestão, visitaram o Colégio Estadual Marquês de Maricá para uma exposição socioeducacional sobre “Violência Contra a Mulher”. A exposição foi a segunda de uma série de apresentações do Projeto no Colégio.

Luiza Macêdo, uma das integrantes do Projeto, defende a importância da temática do seu grupo alegando que “por mais que esteja tendo uma evolução contínua (sobre a violência contra a mulher), a inserção desse debate é muito pequena”. Ela continua informando que a exposição traz a oportunidade de informar as jovens mulheres sobre todos os tipos de violência.

“Muitas vezes essas jovens estão sofrendo alguma violência e nem sabem que estão. Porque não têm consciência de que violência não é apenas física, mas também psicológica”, argumentou a estudante.

Luiza finaliza contando que o projeto a fez sair de uma bolha social, permitindo estar cada vez mais próxima a outras esferas da sociedade. Um dos objetivos do Direito na Escola é fazer com que os estudantes da Baiana vivenciem realidades diversas, utilizando do conhecimento social, cultural e jurídico para fomentar o desenvolvimento da consciência individual e coletiva em indivíduos e comunidades menos favorecidas.

Alison, estudante do Colégio Estadual Marquês de Maricá, informou que a palestra realizada pelos alunos da Baiana foi de extrema importância para sua vivência social. “Quanto mais temos noção dessas coisas (violência contra a mulher), mais aprendemos a respeitar”, disse o estudante do 3º Ano do Ensino Médio.

Integrantes do Projeto Direito na Escola durante a apresentação sobre “Violência Contra a Mulher”.
(Foto: Luan Jave – Faculdade Baiana de Direito e Gestão)

Sara Figueiredo, estudante da Baiana e integrante do Projeto, alega que o Direito na Escola ajuda a exercitar a oralidade, assim como ensina a lidar com situações inusitadas diante de apresentações em público.

Além da exposição desta terça-feira, no início do mês, o Projeto realizou a primeira apresentação no local com o tema “Direito Eleitoral”. Para finalizar a série de apresentações na escola, outro grupo do projeto retornará à instituição pública no dia 25 de outubro para a exposição do tema sobre “Direito à Imagem e ao Nome”.

O Projeto Direito na Escola abre vagas uma vez por ano. Os alunos que desejam fazer parte da equipe precisam ficar atentos à abertura do edital. O projeto aceita alunos de todos os semestres.

, ,

Outras notícias da faculdade baiana de direito


CONHEÇA MAIS SOBRE A BAIANA DE DIREITO E GESTÃO E SOBRE OS PROFESSORES